Nem tudo é sobre resultado. É sobre os efeitos do tempo: entender sua identidade e fazer dela a guia da sua trajetória. Quando as empreendedoras Karen Abreu e Ingrid Fortes procuraram a Domínio Marcas e Patentes, elas já tinham certeza de que o registro de marca era o próximo passo na história delas com a The Whole, empresa de branding que tem como objetivo transformar negócios em marcas fortes.
E elas apostaram em um nome que, na classe 35, poderia enfrentar oposição de terceiros no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “Quando fomos registrar, descobrimos uma empresa internacional com nome similar. O que nos atentou sobre a possibilidade de ser barrado. Tentamos pensar em outros termos, mas a gente não conseguiu sair de The Whole. Pensamos: quem não arrisca, não petisca”, recorda Karen.
Não era apenas o nome em jogo, mas todo seu conceito e logo desenvolvido. “A ampulheta está com a gente desde o início. Simboliza a consistência do tempo. Seus efeitos. Leva tempo para construir marcas. A ampulheta também tem a ver com processos. Nossa insegurança era que a outra empresa havia incluído um item relacionado à publicidade e, por serem grandes, existia um receio de intervirem”, complementa Ingrid.
A DECISÃO – Deu certo: o processo não teve intercorrências. Karen e Ingrid acabam de ter seu pedido de registro concedido pelo INPI. Mais do que levar o branding para tantos negócios, elas contam agora com um novo diferencial: a exclusividade e proteção da sua própria marca. Com a titularidade, nenhum outro negócio poderá usar The Whole no mesmo segmento sem autorização. Isto, ajuda a coibir cópias e o uso indevido da marca.
“Mesmo recebendo a informação de que era uma marca difícil, em que existia o risco de não conseguirmos um resultado positivo, elas sempre foram muito confiantes e acreditaram na Domínio. Ficamos muito felizes pelo andamento do processo, sem interferências, e pela decisão do INPI. Agora, o registro torna a marca única e dá segurança para continuarem a investir”, reforça Cristhiane Athayde, diretora da Domínio.
NAMING E EXPANSÃO – A The Whole não para. Segue realizando seu 1% todos os dias, com paixão e compromisso pela criação de marcas autênticas. “Temos planos para o futuro. Um projeto que surgiu de um produto, o Position, que será reformulado e registrado. A Cristhiane nos alertou que ele poderia crescer, mas seu nome era muito fraco, genérico. Concordamos na hora e, com muito cuidado, já estamos o reconstruindo de outra forma”, reforça Ingrid.
Karen recorda que a própria criação da marca The Whole já previa sua expansão como negócio. “A gente queria que ela fosse inteiramente aquilo que o cliente precisa. Não que fosse resolver todos os problemas dele, mas contribuir de alguma forma com ‘o todo’. Encontramos em outro idioma o ‘whole’. Só que o termo não estava disponível no Instagram ou para domínio de site. Acrescentar ‘the’ fez mais sentido: ficou ‘o todo’”.
FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES:
Instagram: @dominiomarcasepatentes
LinkedIn: Domínio Marcas e Patentes
FALE COM A EQUIPE DA DOMÍNIO:
Telefone/WhatsApp Carolina – (65) 99226-3774
Telefone/WhatsApp Isabelle – (65) 99354-7322