Você cria um personagem, investe nele profissionalmente e o retorno é positivo. Então, quase 10 anos depois, mesmo com o sucesso, percebe que a sua identidade já não é mais tão singular assim. Nas ferramentas de busca nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, seus principais canais de divulgação, encontrar o seu nome se tornou uma tarefa desafiadora: existem incontáveis homônimos. É o caso do Xômano Que Mora Logo Ali, o Xoxo, que se deparou com um #xoxoverso.
Digitar a palavra “xomano” atualmente não garante mais localizá-lo de maneira rápida e assertiva nas redes sociais – um cenário que nem sempre foi assim. Por anos, o humorista e influenciador digital cuiabano Didier Provenzano, criador e intérprete do Xoxo, não teve problemas em relação à visibilidade nas buscas online. Desde os primórdios de sua conta no Facebook, sua rede social de origem, e posteriormente no Instagram, ele construiu duradouras conexões com o público.
O BOOM DAS REDES SOCIAIS – O que Didier não previu à época, como muitos outros empreendedores e∕ou figuras públicas, era que, com os avanços tecnológicos, não apenas o número de internautas no mundo ampliaria, mas também a possível concorrência ou uso de termos no virtual. Em janeiro deste ano, existiam 181,8 milhões de usuários de internet no Brasil, o que significa que 84,3% da população estava online, conforme aponta o estudo Digital 2023: Global Overview Report, publicado pelo site Datareportal.
A pesquisa ainda revela que 152,4 milhões acessaram as redes sociais, o que equivale a 70,6% do total da população no país. Quadro reforçado pelos dados publicados nos recursos publicitários da Meta, que indicam que, no início de 2023, o Facebook tinha 109,1 milhões de usuários e o Instagram tinha 113,5 milhões de usuários no Brasil. E quer saber o que as pessoas mais procuraram nas redes sociais? O Datareportal responde: 44,4% buscaram produtos∕marcas e 42,9% conteúdos (vídeos).
REGISTRO DE MARCA PESSOAL – Eis que surgiu um alerta para Didier. Com mais de 334 mil seguidores no Facebook e mais de 138 mil seguidores no Instagram, ele entendeu que manter a distinção como criador de conteúdo perante o #xoxoverso requer garantir que a sua identidade esteja protegida. Didier não registrou sua marca pessoal quando começou seus projetos na área do entretenimento e, agora, iniciará o processo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
“Ele não é o único. Muitas pessoas começam suas atividades, investem tempo e recursos, consolidam sua presença no mercado e nas redes sociais, mas pulam uma etapa essencial: o registro da marca. Elas sequer consultam o laudo de viabilidade. É um risco. No caso do Didier, existem dois processos no INPI com a palavra ‘Xômano’ na classe 41, a que ele se encaixa. São processos recentes, inclusive, de 2020 e 2021”, comenta Cristhiane Athayde, diretora da Domínio Marcas e Patentes.
A transparência do laudo mostrou um possível desafio para a conquista do tão sonhado ®. Ainda assim, Didier optou por seguir adiante com o processo de registro. “O meu trabalho vem se profissionalizando ao longo dos anos. Hoje tenho um mídia kit e produtos definidos. Com o stand up, por exemplo, tenho ido para fora de Cuiabá. Também sou host no podcast PODre de Xique. O registro de marca consolidará essa construção”, pondera Didier.
Vale destacar que, segundo a Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.610/1998), a titularidade de uma marca está vinculada a quem a registrou no INPI, sendo proibida a sua reprodução, imitação ou utilização para fins comerciais por terceiros sem autorização. Portanto, atenção: se alguém copiar e registrar a sua marca antes de você, ela terá a titularidade e poderá impedir o seu uso. Você poderá ser notificado e estará suscetível ao pagamento de multa ou indenização.
CAMPANHA #REGISTRAXOXO – Todas as etapas do processo de registro de marca pessoal do Xômano Que Mora Logo Ali serão divulgadas tanto no site quanto no Instagram pelas contas @dominiomarcasmt e @xomanoquemoralogoali. Em quase 18 anos, a Domínio Marcas e Patentes já auxiliou no registro de mais de 5 mil histórias empreendedoras, de Cuiabá e de tantos outros Estados, sendo uma internacional, em Portugal.
E se você se deparar com o seu próprio #xoxoverso? Clique aqui e fale conosco o quanto antes.